Você fica chateado (a) quando o Brasil aparece nos rankings internacionais entre os últimos colocados no quesito educação? Então façamos um exercício estético, como fazem os artistas, que viram a realidade de cabeça para baixo e nos fazem pensar, nem que seja à base do choque, em como nossa realidade é ridícula.
Se o educador Paulo Freire estava certo quando afirmou que nós educamos com nossos atos, e acredito que ele estava corretíssimo nessa observação, então não há nada de estranho na atual situação da educação brasileira.
Pense bem, para ser gari, você tem que passar em um concurso público caro e exigente, mas para ser Ministro, Secretário estadual ou municipal de educação, basta ser mancomunado com o grupo político que ganhou a eleição: e os salários são bem diferentes.
Se você quiser ganhar um salário de até 5 mil reais, você terá que ter alto grau de formação e ser muito competente, mas, se quiser ganhar um salário entre 100 mil e 500 mil reais, então terá que ser jogador de futebol, ou cantor de “breganejo”, funk, ou axé, e para isso não precisa nem saber ler e escrever direito.
Se você quiser nunca ir para a cadeia terá que optar entre duas condições. A primeira e mais popular é ser um cidadão otário que paga todas as suas contas em dia, e são muitas a serem pagas em nosso país; ou então ser um político partidário, juiz, ou empresário com negócios ilícitos com representantes públicos. Para ser juiz tem que estudar, já para o resto...
Enfim, se educamos com nossos atos, então é muito compreensível que no Brasil a maioria absoluta da população não esteja nem aí para a educação escolar, até por que, se você tentar expressar um pensamento minimamente elaborado em público, você pode estar correndo o risco de ser linchado por ser confundido com uma “bicha” por algum grupo de jericos disfarçados de ser humano, ou pior, você pode ser espancado (a) até a morte por que os néscios que atualmente povoam o mundo podem simplesmente achar que você os está ofendendo.
Por isso, não há nada de errado no atual estado da educação pública brasileira, uma das piores do mundo, já que o que os indicadores mostram nada mais é do que o total sucesso da nossa educação familiar e social especializada em transformar gente em tábuas que, quando muito elaboradas, evoluem para algo como... uma porta?...
JC. Arcanjo
11/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário